segunda-feira, 1 de março de 2010

Quadro cognitivo

Falar sobre projeto de aprendizagem é um desafio instigante para qualquer educador, pois trata-se de um instrumento didático de grande influência para o ensino e aprendizagem, principalmente por possibilitar uma organização sequenciada sobre determinados conteúdos e a interdisciplinaridade dentro do tema proposto. Dentro da pedagogia de projetos, é importante considerar as inúmeras possibilidades de construção do conhecimento, partindo de um tema que seja gerado pelo interesse comum ou por uma problematização, seguido de objetivos claros e de uma metodologia diversificada que valorize os conhecimentos prévios, a socialização e a produção individual e coletiva, sendo o professor o mediador de todas as etapas a serem trabalhadas, avaliando-as criteriosamente, até a sua culminância ou produto final. Mesmo conhecendo tantas vantagens de se trabalhar com projetos, ainda carrego algumas dúvidas: será que é possível desenvolver um bom projeto de aprendizagem utilizando apenas as novas tecnologias de informação e comunicação? Como trabalhar realmente a interdisciplinaridade num contexto onde as disciplinas parecem cada vez mais distantes e fragmentadas? Infelizmente, muitas escolas ainda estão presas a um currículo estático que valoriza mais os aspectos quantitativos do que os qualitativos.

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