Produção: Profª Marta Brito - espaço destinado à interação entre educadores e demais pessoas que se interessam por temas como cultura, tecnologia e conhecimento.
terça-feira, 16 de março de 2010
"Diário de bordo do curso"
Infelizmente, estamos nos despedindo deste espaço de convivência e interação! Mas,com imensa satisfação, afirmo a todos os colegas e professores que, embora eu não tenha tido condições de dedicar o tempo que gostaria para a realização das atividades, aprendi com todas as experiências vivenciadas neste ambiente! Aprendi com a leitura dos textos, que por sinal são riquíssimos, as atividades e, principalmente, com todos vocês! Vladmir, Ilda e Cecília, vocês foram fantásticos! Cecília então, confesso que sou ainda mais sua fã, pois os módulos que você trabalhou com a turma foram os mais interessantes para mim. Confesso que o referencial teórico e a dinâmica do curso superaram minhas expectativas! Pretendo aprofundar meus estudos sobre mídias e tecnologias e seguir as orientações básicas para potencializar o uso destes recursos no cotidiano, tanto no trabalho quanto nas atividades pessoais.
quarta-feira, 3 de março de 2010
"Diário de bordo da semana de 25 a 31/01/2010"
Olá, turma! Como estão as expectativas para estes dois últimos módulos do curso? confesso que ainda trago algumas dúvidas. Por exempolo: como definir mídias e tecnologias? Sei que são dois conceitos cuja relação é bastante estreita, mas que trazem significados específicos. Estou com boas expectativas para a etapa final do curso, o conteúdo dos módulos é muito rico. Com a leitura dos textos e a interação com os colegas cheguei a muitas descobertas. Minha maior dificuldade tem sido acessar o ambiente com frequência, pois devido ao acúmulo de afazeres e a impossibilidade de acessar o blog na SRE, onde é bloqueado pelas normas da Seduc, minhas atividades estão acumulando. Porém, sempre que visito uma escola tento recuperar o tempo no laborátorio de informática. Sinto-me realizada por estar fazendo este curso, visto que, apesar de já ter feito outros desta natureza estou aprendendo muito sobre como explorar as tecnologias na prática pedagógica.
segunda-feira, 1 de março de 2010
Quadro cognitivo
Falar sobre projeto de aprendizagem é um desafio instigante para qualquer educador, pois trata-se de um instrumento didático de grande influência para o ensino e aprendizagem, principalmente por possibilitar uma organização sequenciada sobre determinados conteúdos e a interdisciplinaridade dentro do tema proposto. Dentro da pedagogia de projetos, é importante considerar as inúmeras possibilidades de construção do conhecimento, partindo de um tema que seja gerado pelo interesse comum ou por uma problematização, seguido de objetivos claros e de uma metodologia diversificada que valorize os conhecimentos prévios, a socialização e a produção individual e coletiva, sendo o professor o mediador de todas as etapas a serem trabalhadas, avaliando-as criteriosamente, até a sua culminância ou produto final. Mesmo conhecendo tantas vantagens de se trabalhar com projetos, ainda carrego algumas dúvidas: será que é possível desenvolver um bom projeto de aprendizagem utilizando apenas as novas tecnologias de informação e comunicação? Como trabalhar realmente a interdisciplinaridade num contexto onde as disciplinas parecem cada vez mais distantes e fragmentadas? Infelizmente, muitas escolas ainda estão presas a um currículo estático que valoriza mais os aspectos quantitativos do que os qualitativos.
Análise de recursos da web
Dentre os sites sugeridos, selecionei e analisei os seguintes: Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp e Infopedgógica http://www.infopedagogica.com.br/. Ambos apresentam recursos que considero relevantes para o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, o que mais me chamou atenção foi o fato de que o site Domínio Público constitui uma fantástica biblioteca virtual, pois disponibiliza uma infinidade de opções de pesquisa, seja por meio de textos escritos ou vídeos, dos mais diversos gêneros literários, tais como: artigos, textos informativos, documentários, obras de escritores consagrados e outros. Como exemplo de conteúdos para pesquisa destaco: Machado de Assis - obra completa, o Vídeo Paulo Freire Contemporâneo e Hinos brasileiros (coral e instrumental). Em cada um um destes destaques, o professor vai encontrar uma série de possibilidades a serem exploradas. Nesse caso, basta apenas utilizar a criatividade para planejar suas aulas, instigando a curiosidade dos alunos para juntos mergulharem nesse mar de informações . Por meio da leitura, da visualização de imagens e das discussões, o conhecimento vai sendo construído de forma dinâmica e significativa. Já o segundo site mensionado, o Infopedagógica, é uma referência em sites educativos, pois oferece várias opções para se trabalhar jogos, textos e softwares dentro das diversas áreas do conhecimento. Ele propõe inúmeras sugestões para que o professor aborde os mais diversos conteúdos de forma lúdica e criativa, independente da série/ano em que se pretende trabalhar. Tenho certeza que eu teria condições de utilizar cada um destes sites com meus alunos, promovendo a interatividade entre os grupos, bem como a produção individual e coletiva.
Assinar:
Postagens (Atom)